Brasil supera Estados Unidos e avança na America Padel Cup
O Rio de Janeiro deu sorte à Seleção Brasileira de Padel. No último final de semana, no primeiro evento internacional da modalidade sediado na Cidade Maravilhosa, os meninos e meninas do Brasil venceram os rivais norte-americanos e conquistaram a vaga nas semifinais da America Padel Cup. O triunfo pelas quartas de final se deu com incontestáveis 9 vitórias em 9 confrontos.
Na próxima fase, o Brasil enfrentará o Chile. As datas e o local das disputas ainda serão confirmados pela Padel America.
Disputada no Ponto Padel, complexo esportivo da Barra da Tijuca, a America Padel Cup foi uma verdadeira festa realizada pela Confederação Brasileira de Padel (COBRAPA) e pela Federação de Padel do Estado do Rio de Janeiro (Rio Padel) em parceria com a Secretaria de Esportes do Rio de Janeiro (Patrocinador Master), R10 Score, Compass e Stella Barros Turismo (Patrocinadores) e Vogue Square Fashion Hotel; GEKA; Techset Academy; Visit Rio; Sou do Esporte Gastronomia Nutritiva, Clínica Meta Saúde e Performance, Zinzane & Co, Liquidz e OH a Água.
Brasil passa sem dificuldade
Os confrontos envolvendo atletas das categorias Sub-18 e Adulto começaram na sexta-feira (02/07) à noite. No primeiro jogo do torneio, pela Sub-18, a dupla formada pelas brasileiras Laura Maas e Julia Giusti superou as americanas Emma Avina e Delfina Inza por 2 sets a 0 (duplo 6/0). Em seguida e pela mesma categoria, foi a vez de Diogo Rodrigues e Felipe Baraçal derrotarem Pablo Avina e Camilo Velasco também por 2 a 0, com parciais de 6/0 e 6/1. Fechando o primeiro dia de disputas, as profissionais Cris Cirne e Manuela fizeram 3 a 0 para o Brasil ao superarem Sofia Adamovich e Daniela Ruiz por 2 sets a 0, também com um duplo 6/0.
No sábado, a programação trouxe na parte da manhã uma confraternização entre ex-jogadores de futebol e atletas de outras modalidades, que se enfrentaram nas quadras oficiais do torneio. No final do dia, a seleção brasileira enfrentou um pouco mais de dificuldades em relação ao primeiro dia de competições, mas ainda assim conseguiu outras 3 vitórias e abriu 6 a 0 no confronto, o que garantiu antecipadamente a vaga nas semifinais da America Padel Cup.
No jogo de número 4 do torneio, Cris Cirne e Julio Julianoti venceram Vinny Di Francesco e Daniela Ruiz nas duplas mistas em 2 sets a 1 (3/6, 7/5 e 6/4). Em seguida, vieram mais dois confrontos: Júlia Giusti e Martina Hossen venceram Emana Avina e Delfi Inza por 2 sets a 0 (duplo 6/0) pela Sub-18 e, pelos profissionais, Lucas Cunha e Matheus Simonato derrotaram Vinny Di Francesco e Nico Agritelley por 2 sets a 1, com parciais de 3/6, 6/3 e 6/2.
Os brasileiros entraram em quadra no domingo já classificados para as semifinais da America Padel Cup. Na primeira partida, pela Sub-18, Thiago Santos e Diogo Rodrigues bateram Camilo Velasco e Pablo Avina por 2 a 0, com um duplo 6/0. O confronto seguinte teve vitória dos profissionais Lucas Cunha e Julio Julianoti sobre Vinny Di Francesco e Nico Agritelley por 2 a 0, com um duplo 6/4. Fechando o torneio e a excelente participação do Brasil, Ale de Barros e Manuela Shuck venceram Daniela Ruiz e Sofia Adamowich também por 2 a 0, com parciais de 7/5 e 6/2.
Rio recebe primeiro evento internacional de padel
América Padel Cup terá confrontos entre as seleções do Brasil e Estados Unidos dias 27, 28 e 29 de junho na Barra da Tijuca.
Os amantes do padel no Rio de Janeiro, modalidade esportiva que não para de crescer em número de praticantes no Brasil, têm um programa obrigatório dias 27, 28 e 29 de junho: prestigiar as duplas brasileiras nos confrontos contra os americanos na América Padel Cup Rio de Janeiro. Este é o primeiro grande evento internacional do esporte no Rio e terá transmissão ao vivo pelo YouTube da Bandports.
A América Padel Cup acontecerá no Ponto Padel, complexo de quadras de tênis e padel localizado no Shopping Vogue Square, na Barra da Tijuca, e terá disputas de duplas representando as duas nações nas categorias Sub-18 Masculina e Feminina, Profissional Adulto Masculina e Feminina. O programa do evento, que é aberto ao público, prevê também partidas de exibição com ex-jogadores de futebol no sábado (28/06).
A América Padel Cup Rio de Janeiro é uma realização da Confederação Brasileira de Padel e da recém-criada Federação de Padel do Estado do Rio de Janeiro (Rio Padel). A competição tem patrocínio máster da Secretaria de Esportes do Rio de Janeiro, patrocínio da R10 Score, além de apoio do Vogue Square Fashion Hotel; Ponto Padel; GEKA; Techset Academy; Visit Rio; Sou do Esporte Gastronomia Nutritiva, Meta Saúde e Performance e Zinzane & Co.
Astros do futebol influenciam crescimento do padel
A modalidade nasceu na Inglaterra por volta de 1890, fruto de uma adaptação do tênis. Ansiosos por jogar tênis mesmo durante suas viagens em alto mar, passageiros de navios ingleses se ajustaram ao espaço disponível nas embarcações montando quadras com dimensões menores e protegidas por telas ao redor.
No Brasil, o desenvolvimento do esporte começou pelo Rio Grande do Sul e não à toa o estado ainda tem o maior número de clubes especializados e praticantes. Em 1994, foi fundada da Confederação Brasileira de Padel (COBRAPA) e desde então a instituição vem trabalhando pela organização e profissionalização da modalidade no país. A Federação de Padel do Rio de Janeiro (Rio Padel) foi fundada em fevereiro de 2025 com o mesmo objetivo: expandir a prática deste esporte no estado, utilizando para isso os mais modernos conceitos de gestão esportiva.
O aumento do interesse mundial pelo padel foi influenciado fortemente pelo envolvimento de astros do universo do futebol, que vêem o esporte não só como hobby, mas também como um negócio. Nomes como Cristiano Ronaldo, David Beckham, Ronaldo Nazário, Ronaldinho Gaúcho, Kaká e Neymar são entusiastas da modalidade. Alguns ex-atletas, como o francês Zinedine Zidane, e o sueco Zlatan Ibrahimovic, atuam inclusive como investidores, possuindo seus próprios clubes de padel.
No rastro das grandes estrelas do futebol, o padel cresce no Brasil. Segundo dados da COBRAPA, já são mais de 2.000 quadras espalhadas pelos país, a maioria delas na Região Sul. Desde o fim da pandemia da Covid-19, o número de praticantes tem aumentado a uma taxa de 15% a 20% ao ano, chegando a mais de 600.000 atualmente.
A America Padel Cup
Esta é a primeira edição da America Padel Cup, uma competição do calendário da Padel America, entidade afiliada à Federação Internacional de Padel (FIP), e da qual fazem parte seleções da Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Guatemala, México, República Dominicana, e Paraguai.
Nos confrontos entre os países, aquele que acumular mais pontos dos nove em disputa (1 por jogo) avança para a próxima fase da competição.
No último mundial de Padel, o Brasil terminou na oitava colocação, tanto no masculino, quanto no feminino.
A programação do evento
Sexta-feira - 27 de Junho
19h às 23h30 - YouTube Bandsports
Sub-18 Feminino
Sub-18 Masculino
Profissional Feminino
Sábado - 28 de Junho
17h às 22h - YouTube Bandsports
Profissional Misto
Sub-18 Feminino
Profissional Masculino
Domingo - 29 de Junho
9h30 às 14h - Canal Bandsports e YouTube Bandsports
Sub-18 Masculino
Profissional Masculino
Profissional Feminino
Eventos adicionais
Sábado (28/06)
9h às 12h : Partidas de exibição entre clubes de padel do Estado do Rio de Janeiro (Categorias Masculino e Feminino)
12h às 15h : Partidas de exibição com jogadores de futebol e atletas que praticam padel
Assessoria de Imprensa América Padel Cup
Marcio Mac Culloch Jr.
Diretor de Comunicação da Rio Padel
(11) 91190-6885